sábado, 19 de janeiro de 2013



Pomba-Giras
Na Umbanda as Pomba-Giras representam o lado feminino de Exu, a espontaneidade da mulher na sua essência: feminilidade, fertilidade, sensualidade e sedução.
Gostam de ser bem tratadas, mas nunca se vendem.
Vaidosas, gostam de exibir suas vestes e pertences nas Festas de Exu onde dançam graciosamente, conduzindo a todos que assistem, a um clima de descontração e alegria. Desta forma, conseguem realizar uma grande confraternização entre homens e Entidades que refletem nossas necessidades, vícios e defeitos. Nada se compara à grande capacidade que tem as Pomba-Giras em ajudar aos fiéis através desses atributos que a colocam bem próximas da natureza humana.
Foram, na sua maioria, mulheres comuns e anônimas. Pelo fato de contrariarem normas e costumes da época,tiveram que sobreviver às custas do próprio trabalho: muitas foram trabalhar em cabarés; outras ganhavam a vida lendo a sorte; ou ainda aquelas que fizeram da dança um meio de vida.
Sabe-se também de Pomba-Giras que ocuparam lugar de destaque na sociedade: rainhas, princesas, condessas, etc. sempre mulheres de personalidade marcante e fies aos seus propósitos.
Acredita-se que as grandes conquistas das mulheres de hoje, deu-se graças à luta e determinação dessas mulheres que se manisfestam nos Terreiros de Umbanda na condição de Pomba-Giras.
É muito importante distinguir as Pomba-Giras das Quiumbas. A primeira tem um compromisso moral e espiritual com a religião, enquanto a segunda, ainda não consegue discernir entre o bem e o mal, se prestando a qualquer tipo de magia.
As Pomba-Giras auxiliam seus fies nos casos de amor, dificuldades financeiras e sociais e de um jeito muito peculiar, aconselham e ajudam na solução desses e outros problemas.
Todo médium de Umbanda tem a sua Pomba-Gira que o acompanha na atual existência.trabalham ativamente pela evolução moral e espiritual daqueles que as tratam comdedicação e respeito.
Gostam de ganhar perfumes, cigarros, cigarrilhas, pulseiras, champanhes,licores, brincos e tudo mais que exalte a beleza e o poder de sedução da mulher.
Suas cores são o preto e o vermelho, simbolizando o equilíbrio entre o positivo e o negativo, mas, gostam também de roupas coloridas e estampadas. Tudo depende da linha que Elas trabalham.
Adoram flores, mas tem pela rosa vermelha a predileção, graças ao fato desta flor representar paixão e audácia.
Diferente dos Exus do Candomblé, a Pomba-Gira é uma Entidade genuinamente brasileira.
O mistério Pomba-Gira é regido por uma divindade cósmica que tanto gera quanto irradia o fator desejo.
Saibam que esses fatores, vigor (Exu) e desejo (Pomba-Gira), se completam e criam as condições ideais para que a Umbanda tenham seus recursos mágicos e cármicos, também eles, atuando através de linhas de força horizontais ou inclinadas, e dispensa a ativação direta dos Tronos Cósmicos ou dos aspectos negativos dos regentes das linhas de Umbanda.
Saibam também que nem Exu natural nem Pomba-Gira Natural seguem a mesma linha de direção evolutiva dos espíritos, pois eles seguem outra orientação e direcionamento.
Pomba-Gira natural é um ser cuja presença desperta o desejo, porque é irradiadora natural desse fator divino. Só que esse fator não se limita ao sexo, e destina-se a todos os sentidos da vida, pois só desejando, um ser empreende alguma coisa ou toma alguma iniciativa em algum sentido.
Portanto, o desejo, é um fator divino fundamental em nossa vida, pois nós o absorvemos por todos os setes chacras principais e também pelos secundários.
O desejo só existe porque Deus assim quis e ele não se manifesta só através do sexo, pois sentimos o desejo de aprender, de viajar, de conversar, de nos divertir, de comer determinado alimento ou de vestir determinada roupa, etc.
O mistério Pomba-Gira se manifesta na Umbanda através de seres naturais ou de espíritos incorporados às suas hierarquias ativas, pois são elementos mágicos que podem ser ativados por qualquer pessoa, desde que o faça dentro de um ritual codificado como correto pelo Ritual de Umbanda Sagrada, assim como são agentes cármicas, pois podem ser ativadas pela Lei Maior.
O mistério Pomba-Gira é em si neutro, e pode ser ativada com oferenda ritual, pois é elemento mágico, assim como pode ser ativada pela Lei Maior porque é agente cármica, esgotadora de emocionais apassionados ou despertadora de desejo em seres apáticos.
Entendam que Deus criou tudo, também gerou o desejo como uma de suas qualidades ou fatores, pois sem vibrarmos o desejo, nada desejaremos e nos tornaremos apáticos, desinteressados e nos paralisaremos.
Logo, Deus, que tudo sabe, cuidou deste aspecto de nossa vida e gerou o desejo como um de seus fatores, assim como gerou uma divindade cósmica que tanto o gera como o irradia a tudo e a todos.
Essa divindade de Deus também formou sua hierarquia divina, que chega até nós no nosso nível terra como as exuberantes Pomba-Giras, que são regidas por um Trono Cósmico feminino cujo nome mântrico é Ma-hor-iim-yê, ou Mahór yê, Senhora Guardiã dos Mistérios do desejo, que polariza horizontalmente com o Trono Cósmico Guardião dos Mistérios do Vigor.
Logo Pomba-Gira polariza com Exu. E o desejo, unindo-se com o vigor, cria nos seres as condições ideais que os ativarão em todos os sentidos e os induzirão a assumir com vigor e paixão as empreitadas mais temerárias.]
Mas, caso sejam ativados e usados indevidamente, ai perdem suas grandezas e se tornam paixões devastadoras e vigores atormentadores para quem der uso a eles, pois são em si mistérios, e, como tal, voltam-se contra quem lhes der mau uso. Aí subjugam essa pessoa, induzem-na aos maiores destinos e aberrações até lançá-la num tormento alucinante, delirante e bestificante, cuja finalidade é levá-la à loucura em todos os sentidos.
Saibam que muitas pessoas que abandonaram a Umbanda e o Candomblé e, todos confusos, atrapalhados e perseguidos por hordas de espíritos obsessores, estão entre as que achavam que Pomba-Gira e Exu eram seus escravos e os atenderiam inconsequentemente.
Mas como começaram a pagar o preço ainda aqui, correram para o abrigo das seitas salvacionistas, e dali se voltam contra estes mistérios cósmicos, acusando-os de “demônios”.
Pomba-Gira não se auto ativa contra ninguém, ou alguém a ativa ou isso quem faz é a Lei Maior.
E tanto pode ser ativada para ajudar quanto para esgotar o desejo em todos os sentidos da vida de uma pessoa, quanto só num sentido onde está se excedendo e se desviando de sua evolução reta e contínua.
Não foi aberto para a dimensão material o mistério Exu feminino. Logo, quem descreve Pomba-Gira como Exu fêmea não sabe nada sobre este outro mistério da Umbanda.

Dia da semana: Segunda-feira
Cor: Vermelho e preto
Ervas, flores e frutas: Os elementos vegetais são fundamentais em qualquer tipo de manipulação mágica, sendo mais completos que os elementos de origem mineral e animal.
Abaixo alguns exemplos de ervas manipuladas por  Pombas Giras e seus médiuns, para fins diversos: oferendas, licores, filtros e poções, defumações, banhos, patuás, descarrego, proteção, amor, etc.
De onde usam flor, fruto, folha, semente, raízes e casca e de muitas formas.


Abacate
Absinto ou losna (tóxica)
Acácia
Açoita cavalo
Agoniada
Alecrim
Algodão
Alfazema
Alho
Amarílis
Amoreira
Amor perfeito
Angelicó (mil homens)
Anis
Arruda
Avenca
Avelós (tóxica)
Azedinha
Azevinho

Babosa
Banana
Beladona (tóxica)
Benjoim
Bico de papagaio (tóxica)
Brinco de Princesa

Cabelo e palha de milho
Cacto
Caju
Camélia
Cardamomo
Carrapicho
Comigo-ninguém-pode (tóxica)
Cana de açúcar
Canela
Capim amargoso
Carambola
Cáscara sagrada
Cebola
Chorão (salgueiro)
Chuva-de-ouro
Cidra
Coco
Colchão de noiva
Cominho
Coroa-de-Cristo (tóxica)
Coração sangrento
Corticeira (crista-de-galo)
Cravo flor
Cravo da índia

Dama da noite
Dormideira (sensitiva)

Erva doce
Erva de bicho
Erva divina (saudade)
Escova de garrafa
Espirradeira (tóxica)
Esqueleto

Folhas de amendoeira
Folhas de bananeira
Folhas de beterraba
Folhas de chuchu
Folhas de Fortuna
Folhas de figueira
Folha de fumo (e fumo de rolo)
Folhas de jaqueira
Folhas de laranjeira
Folhas de macieira
Folhas de mamão
Folhas de mamona (tóxica, especialmente o fruto)
Folhas de morango
Folhas de mostarda
Folhas de pitangueira
Folhas de parreira
Flor batom
Framboesa

Gardênia
Garra do diabo
Ginkgo biloba
Goiaba
Groselha
Guiné

Hera
Hibiscos
Hortelã

Íris

Jiboia
Jiló

Limão

Macadâmia
Madressilva
Magnólia
Malmequer
Marmeleiro
Milefólio
Mimo de Vênus (amor agarradinho)
Murta
Morango
Maçã

Narciso
Não-me-toque
Noz mocada (tóxica se usada em grande quantidade)

Olho de boi
Olho de Cabra
Orquídea

Papoula
Papo de Peru
Paratudo
Perna-de-moça
Perpétua
Pera
Pimentas diversas
Pitomba

Rosas
Rosa louca (hibiscus mutabilis)

Sabugueiro
Sangue de dragão
Sempre viva
Sete Sangrias
Sininho (Campanula)

Tília
Tulipa

Uva

Valeriana
Vassourinha
Verbena
Verônica

Nenhum comentário:

Postar um comentário